O que é hipertrofia e como ela pode acontecer, sabemos que a dor muscular gera um aumento de músculo de certa forma isso está correto, mas isso é um pouquinho diferente se formos aprofundar.
O que é hipertrofia muscular e como que ela acontece? essas coisas são bem interessantes por que a gente começa a entender que alguns processos que nem vemos a gente não vai conseguir fugir e se não fizer isso não tem como ter resultados.
A hipertrofia e o aumento do tamanho de um órgão e com isso as suas funções também e como consequência o aumento das funções celulares também é hipertrofia muscular.
HIPERTROFIA: GANHO DE MASSA MUSCULAR
Hipertrofia então é o aumento dessas células no músculo, sendo mais abrangente isso só acontece por alguns fatores como por exemplo a estimulação.
A exigência a colocação do corpo no local difícil vai fazer o corpo gerar hipertrofia para aguentar a próxima vez sem sofrer tanto.
A hipertrofia pode acontecer também de outras formas como simplesmente ingerindo nutrientes, então você consegue ganhar massa muscular mesmo sem treinar e se você come muito então é o bastante, é como pegar um indivíduo que tá com baixa quantidade de massa muscular, por exemplo: uma criança com desnutrição ela começar a comer vai ganhar massa muscular simplesmente por ter mais comida.
PVC: PICO DE VELOCIDADE DE CRESCIMENTO
Outro fator de importância para a gente é o fator hormonal, na fase de criança quando começa a virar adolescente ou adulto nós vamos ver um ganho de massa muscular gigantesco até mesmo sem treinar por causa do PVC.
PVC é o pico de velocidade de crescimento que é o nosso período maturacional onde temos a maior liberação dos hormônios sexuais, no homem a testosterona e na mulher o estrogênio, então juntando os três percebemos que quando eu quero muito hipertrofia muscular eu preciso implicar ao corpo as dificuldades de peso, dar nutrientes e ter hormônios funcionando de forma excelentemente.
CATABOLISMO: PERDA DE MÚSCULOS E GORDURA
E quando eu perco massa muscular isso é catabolismo, o catabolismo é a diminuição de molécula maior em molécula menor para utilização como energia, se usei como energia em um processo corporal então nós temos perda de gordura e se acontecer na massa muscular teremos a perda de massa muscular.