Atividade Mapa de iniciação esportiva da universidade unicesumar. O termo iniciação esportiva é conhecido mundialmente como um processo cronológico no transcurso do qual o sujeito toma contato com novas experiências regradas sobre uma atividade fisíca – esportiva.
Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados as modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando então que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento.
Essas vivências permitem que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento ocorra de maneira satisfatória.
Na Unidade I “Esporte na Escola” conhecemos o Modelo de Educação Desportiva (Sport Education) proposto por Siedentop (1994).
O modelo foi desenvolvido com o intuito de providenciar experiências desportivas enriquecedoras no contexto da EF, formando pessoas com competência esportiva, literadas e entusiásticas. O quadro abaixo, ilustra os objetivos gerais e específicos do Modelo de Educação Desportiva:
Veja no quadro abaixo:

Objetivos gerais e específicos do Sport Education.
Formar um aluno competente: Em primeiro lugar um aluno competente engloba uma série de conhecimentos, atitudes e habilidades, fazendo dele proativo.
Formar um aluno letrado: A princípio garante o entendimento e o desenvolvimento de senso crítico, e o fato de saber ler e escrever tambem é algo que o faz contribuir como cidadão.
Formar um aluno entusiasta: garante que o aluno sempre irá buscar por respostas ou criar perguntas e questionamentos, mas sempre buscando soluções.
Assista o video abaixo:
A princípio com base no exposto, o objetivo desta pesquisa foi o de implementar o Sport Education
no ensino do atletismo na escola, a fim de conhecer as particularidades deste processo ainda
incomum no universo da Educação Física Escola.
Descubra sua taxa METABÓLICA – CLIQUE AQUI